TECNOLOGIA PARA SISTEMAS DE MANUSEIO DE SÓLIDOS

Este material visa a orientar e fornecer elementos básicos para Projetos de Sistemas de Manuseio de Sólidos nas Indústrias. A utilização de matérias primas na forma de sólidos vem crescendo cada vez mais devido a:

  • Redução do custo do transporte de sólidos. É muito mais barato transportar açúcar cristal na forma sólida do que açúcar líquido pelos seguintes fatores por exemplo:

  • O açúcar líquido carrega água além do açúcar o que representa maior volume e peso de transporte que será cobrado pela operadora de logística.

  • Uma carreta tanque para açúcar líquido deverá ser dedicada a esta operação, portanto sem retorno de carga (volta vazia), além de ser necessário a higienização do tanque após cada transporte, o que representa um custo adicional, enquanto que as carretas normais poderão trazer o açúcar na forma sólida em sacos ou bigbags e retornarem ao ponto de origem com outra carga, barateando assim o custo do frete

  • Facilidade de armazenagem seja em sacos, em bigbags ou a granel em relação aos líquidos que exigem tanques de armazenamento sujeitos à limpezas periódicas.

  • Maior tempo de validade (shelf life) dos produtos na forma sólida em relação aos produtos na forma líquida.

Portanto a necessidade do manuseio dos sólidos nas indústrias só terá tendencia em aumentar o que demanda maior necessidade de Sistemas para Manuseio de Sólidos. Consequentemente as indústrias deverão se preparar e incluir no projeto diretor dos processos, os Sistemas para Manuseio de Sólidos.

Os Sistemas de Manuseio de Sólidos são diversos e atendem a vários tipos de indústrias, como as indústrias químicas, de alimentos, de produtos minerais entre outra.

Neste material nós iremos focar principalmente nas indústrias de alimentos, devido as grandes capacidades de produtos sólidos que já fazem parte do dia a dia deste tipo de indústria e também nas indústrias químicas que embora não tenham as mesmas necessidades em termo de quantidades a serem manuseadas, necessitam de sistemas que promovam tanto segurança ambiental como seguraça de operação.

As indústrias devem elaborar um plano diretor de seus processos industriais, incluindo principalmente os Sistemas de Manuseio de Sólidos, que deverá ser bem estudado com relação à tecnologia a ser empregada para que se possa definir um projeto preliminar que servirá de base antes que os demais projetos como civil e utilidade sejam elaborados, visando garantir um excelente aproveitamento do prédio com redução no investimento total da planta bem como no custo operacional da mesma.

Nesta etapa deverão ser definido os processos industriais, as matérias primas necessárias, as formas de recebimento e armazenagem das mesmas, bem como o seu manuseio, prevendo ainda futuras expansões e flexibilização de processo, já que o mercado é dinâmico e a planta deverá ter os seus processos o mais flexível possível para atender futuras necessidades de modificações do processo e produto final.

#ManuseiodeSólidos #TransportePneumático #AutomatizaçãodeProcesso

Posts Em Destaque
Posts Recentes