TRANSPORTE PNEUMÁTICO FASE DILUÍDA x FASE DENSA


TRANSPORTE PNEUMÁTICO EM FASE DENSA

Na Fase Densa Concentração de Material em relação ao Ar de Transporte é bem mais alta normalmente acima de 50 (kg de produto / kg de ar).

Pode-se inclusive fazer o Transporte Pneumático em Baixa Velocidade, normalmente entre 0,5 e 3,0 m/s, o que é ideal para produtos abrasivos, pois reduz o desgaste dos equipamentos, e para produtos frágeis, onde não se deseja "quebrar" o produto que está sendo transportado. Também é utilizado para produtos misturados uma vez que a segregação neste tipo de transporte é bem reduzida.

O Transporte Pneumático em Fase Densa pode ser do tipo "Tubo Cheio" onde o tubo fica completamente cheio de produto. Pode ser feito também de forma "Pulsada" onde temos "Tubo Cheio" intercalado com bolsões de ar e também em "Dunas" onde o material se movimenta através de "dunas" formadas dentro da tubulação de transporte.

Normalmente se utiliza um Vaso de Pressão como propulsor e Ar Comprimido tratado em média/alta pressão. Pode-se utilizar Ar Secundário de Transporte, injetado de forma espaçada ao longo de toda a Tubulação de Trasnporte, o que permite partir com a linha cheia e evitar possíveis entupimento da mesma.

As desvantagens são a necessidade de se utilizar um compressor de ar isento de óleo ou um sistema de filtração com vários estágios, inclusive carvão ativado para não contaminar o produto que está sendo transportado.

TRANSPORTE PNEUMÁTICO EM FASE DILUÍDA

Na Fase Diluída a Concentração de Material em relação ao Ar de Transporte é mais baixa normalmente de 8 a 10 (kg de produto / kg de ar).

Para este tipo de Transporte utiliza-se um soprador (ou bomba de vácuo) de lóbulos ou de canal lateral, que são isentos de óleo, dependendo das capacidades de transporte e das distâncias a serem transportados.

Os investimentos iniciais da Fase Diluída são menores do que os da Fase Densa, além do que se consegue um controle maior do fluxo de material transportado, permitindo dosagem in line.

Não deve ser utilizado para produtos frágeis e para produtos abrasivos, que irão requerem proteção especial dos equipamentos contra a abrasão.

#TransportePneumático

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square