PORQUE AUTOMATIZAR?


Por que automatizar?

  1. Aumento da Produtividade e da Capacidade de Produção

  2. Redução do Custo da Não Qualidade

  3. Redução do Custo Operacional - Direto e Indireto

  4. Redução dos Riscos para a Marca da Empresa

  5. Aumento da Flexibilidade do Processo e Ganho de Market Share

  6. Aumento da Segurança das operações

  7. Aumento da Qualidade Ambiental

  8. Retorno do Investimento

1. Aumento da Produtividade e da Capacidade de Produção

A automatização do manuseio das matérias primas (MHS) permite a utilização de big-bags em vez de sacos devido à pesagem automática. O grande problema da utilização do big-bag é o fracionamento do mesmo em quantidades menores já que ele vem com cerca de 1.000 a 1.200 kg de produto contra 25 ou 50 kg dos sacos.

Um operador consegue manusear cerca de 2.000 kg/h em sacos e cerca de 8.000 a 10.000 kg/h em big-bag, o que irá requerer uma quantidade menor de mão de obra no recebimento das matérias primas.

A automatização permite o carregamento e descarregamento dos equipamentos de processo por batelada, tais como misturadores, em um tempo muito menor do que manualmente, acarretando uma maior capacidade de produção para o mesmo equipamento.

2. Redução do Custo da Não Qualidade

A automatização criará intertravamentos no processo, de forma a obrigar que todas as etapas do mesmo sejam seguidas, conforme estipulado pela engenharia de processo. Como as pesagens dos macro ingredientes serão automatizadas, os riscos de não conformidade serão muito reduzidos e consequentemente serão evitados paradas, perdas e retrabalhos, com consequente redução de custos.

Mesmo as operações manuais poder ser monitoradas pelo sistema automatizado, de forma a controlar todas as etapas do processo e criando um log de todas as atividades executadas para fins de rastreabilidade do processo e do produto final.

3. Redução do Custo Operacional - Direto e Indireto

Conforme já mencionado, a utilização de big-bags em vez de sacos permitirá a redução da mão de obra operacional, além dos custos das matérias primas com embalagem e transporte. O próprio manuseio de big-bags na planta em vez de sacaria é mais produtivo, requerendo menos tempo de utilização de empilhadeiras e e outros dispositivos.

Todos os dados do processo ficam armazenados em uma base de dados do sistema e não necessita do apontamento do operador, sujeito a erros.

4. Redução dos Riscos para a Marca da Empresa

Uma vez definido a segurança do processo, bem como as tolerâncias admissíveis, o sistema automatizado passa a executar o processo rigorosamente conforme estipulado, não permitindo que etapas sejam puladas. Os produtos finais terão uma garantia da qualidade assegurada evitando-se danos para a marca da empresa.

5. Aumento da Flexibilidade do Processo e Ganho de Market Share

A automatização dos Processos aumenta a Flexibilização dos Processos, o que permite, de maneira muito rápida, a produção de novos produtos com a alteração do Processo, permitindo uma resposta rápida ao mercado e aumentando o Market Share.

Uma vez que a produção será aumentada, seja pelo aumento da produtividade, da capacidade de produção, da redução das perdas, paradas e retrabalhos, o Market Share do produto será aumentado, agregando mais valor à marca da empresa.

6. Aumento da Segurança das Operações

O Sistema de automatização levará em conta todos os problemas de ergometria, ambiental e explosividade, além de contaminação cruzada. Portanto um Sistema automatizado irá eliminar problemas ergométricos, de pó, poeira e gases em suspensão com riscos à saúde dos operadores bem como de explosão no ambiente.

A substancial redução da poeira em suspensão também evitará contaminação dos produtos em elaboração, além de minimizar o problema de manutenção de diversos equipamentos, principalmente os eletrônicos, sensíveis à poeira.

Os processos de manuseio automatizados são projetados para atender as normas referentes às atmosferas explosivas e possuem todos os dispositivos de controle, supressão e monitoramento eliminando qualquer possibilidade de explosão no processo em questão.

7. Aumento da Qualidade Ambiental

Todo o processo de Manuseio de Sólidos será estanque e enclausurado, garantindo as condições ambientais do local da operação e do meio ambiente. Filtros automáticos pontuais, serão instalados em todos os pontos de geração de poeira. Estes filtros pontuais permitirão a completa reutilização dos resíduos gerados, eliminando perdas e não gerando passivos ambientais.

8. Retorno do investimento

O retorno do investimento será muito rápido pelos pontos já enumerados acima:

  • Aumento da produtividade e da capacidade de produção com a utilização dos recursos já existentes.

  • Redução dos custos da Não Qualidade, eliminando retrabalhos devido à erros humanos

  • Redução do custo operacional direto e indireto

  • Redução dos custos de manutenção pela redução da poeira em suspensão

  • Eliminação das paradas por acidente

#Automação #AutomatizaçãodeProcesso

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square