SEGURANÇA ALIMENTAR


Segurança no Recebimento e Manuseio das Matérias Primas

A automatização do manuseio das matérias primas permite que os materiais recebidos, passem por dispositivos de segurança, garantindo a qualidade dos mesmos antes que se misturem ao processo, e no pior caso, que seja incorporado ao produto final colocando em risco o produto, consumidores e a marca da empresa.


Todo manuseio de materiais por si só já é uma operação crítica que possibilita vários riscos às matérias primas, uma vez que sempre haverá uma operação manual envolvida, seja de rasgar o saco, abrir o Big-bag, manusear o produto e tudo o mais.


É muito importante a instalação de equipamentos de segurança que garantam a qualidade da matéria prima durante todo o seu manuseio até o final do processo.


Peneiras de Segurança:


Como toda operação manual, seja no fornecedor da matéria prima ou no recebimento e manuseio de mesmo tem possibilidade de agregar objetos estranhos aos materiais, é de suma importância que os mesmos passe por uma Peneira de Segurança com uma malha adequada, para que todo material estranho seja retido antes de ir para o processo.


Separadores Magnéticos:


Muitas matérias primas, a exemplo do açúcar cristal, passam por processos industriais onde há uma grande possibilidade de serem contaminadas por materiais ferrosos. Neste caso a utilização de um separador magnético deve ser instalado no processo de recebimento da matéria prima para eliminar os materiais ferrosos das matérias primas e também antes de equipamentos com peças móveis, como Turbo Peneiras, Misturadores, Moinhos, para prevenir a geração de fagulhas e uma possível Ignição que pode provocar uma Explosão.


Detetores de Metais:


Os separadores magnéticos são eficazes com relação aos materiais ferrosos, porém algumas matérias primas podem vir contaminadas, ou serem contaminadas durante seu manuseio, com materiais não ferrosos, que passarão pelos Separadores Magnéticos. Neste caso é necessário a instalação de um Detector de Metais, que detectará e rejeitará qualquer tipo de metal que por acaso esteja misturado ao produto.



Desinfestadores:


Matérias primas como farinha de trigo, que podem vir infestadas devem passar em um desinfestadores para destruição dos ovos antes de seriam manuseadas e principalmente armazenadas. O desinfestador irá promover a destruição dos ovos através de impactação mecânica, evitando-se desta forma a infestação da farinha.


Consulte-no acerca das diversas formas de assegurar a qualidade da matéria prima recebida.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square