RISCOS DE EXPLOSÃO COM PÓS

As Atmosferas Potencialmente Explosivas podem ocorrer devido a presença de gases e pós. Aqui vamos nos ater somente às Atmosferas Potencialmente Explosivas devido a presença de Pós.

Explosões com Pós constituem um sério risco para os Processos Industriais, pelo menos 281 casos de Incêndios e Explosões com Pós ocorreram em diversos tipos de indústrias que manusearam diferentes tipos de poeiras combustíveis, entre 1980 e 2005, causando 219 mortes e 718 feridos.

A partir de 2003 todas as organizações da comunidade Européia passaram a ser obrigados a seguir Diretivas para proteger os colaboradores contra Explosões em áreas com riscos potenciais de Explosão.

Foram estabelecidas duas Diretivas:

- ATEX 95 Diretivas para Equipamentos 94/9 EC, Equipamentos e Sistemas de Proteção para utilização em Atmosferas Potencialmente Explosivas, e

- ATEX 137 Diretivas para os Locais de Trabalho 99/92/EC, que estabelece os requerimentos mínimos para o aumento da segurança e proteção à saúde de trabalhadores potencialmente em riscos nas Atmosferas Explosivas.

No Estados Unidos a NFPA (National Fire Protectio Association) estabeleceu a NFPA 652 – Standard on the Fundamentals of Combustible Dust, que engloba uma série de outras normas (NFPA 61, 68, 69, 70, 484, 664, 654, ...) como obrigatórias para prevenção e mitigação de Explosões.

Para que ocorra uma Explosão com Pós é necessário que haja a presença obrigatória de 5 elementos (Pentágono da Explosão)

Em um processo industrial, como por exemplo, moagem de açúcar, teremos presente todos os 5 Elementos:

- IGNIÇÃO: O moinho é a fonte de ignição devido à sua grande energia e impacto sobre o açúcar, onde fagulhas são possíveis de serem geradas

- DISPERSÃO: O Açúcar estará distribuído de forma dispersa tanto no interior do moinho como no interior do reservatório para onde o açúcar for transferido

- CONFINAMENTO: O açúcar moído estará confinado tanto no moinho como no reservatório para onde será transferido

- COMUBURENTE: O açúcar é um combustível que em contato com o oxigênio e uma fonte de ignição entra em combustão

- OXIGÊNIO: O ar inerente ao processo contém o oxigênio necessário à combustão e Explosão.

Portanto um processo de moagem de açúcar possui alto risco de Explosão e deverá ser analisado e protegido para mitigar eventuais explosões de forma a não colocar em risco os trabalhadores, o ambiente e os equipamentos de processo.

Os principais Equipamentos e Processos com alto risco de Explosão em Indústrias que manuseiam sólidos combustíveis na forma de pós são:

- Processos de Moagem e Micronização

- Coletores de pós (Filtros) e Ciclones

- Equipamentos de Impacto (Moinhos, Trituradores, Agitadores, Misturadores, ...)

- Silos e Tremonhas

- Fornos e Secadores

- Transportadores Mecânicos (Elevadores de Canecas, Redlers, ...)

Se necessário, estamos aptos a fazer uma Análise dos Riscos e elaborarmos um Projeto de Prevenção e Mitigação contra Explosão.

#Explosão #Prevenção

Posts Em Destaque
Posts Recentes